Herpes Zoster - (Cobreiro)

O herpes zoster é uma doença dolorosa dos nervos cutâneos provenientes da reativação do vírus varicela-zoster, o vírus causador da “catapora”.

Uma vez que o paciente teve catapora, o vírus fica latente no organismo do indivíduo. Qualquer condição que leve a uma queda do estado imunológico do paciente, pode precipitar o quadro. Geralmente o início do quadro é súbito e mesmo antes de lesões aparecerem na pele, o paciente pode queixar-se de dor ou desconforto na mesma. Com a evolução do quadro, é possível observar vermelhidão, vesículas, bolhas que acabam rompendo, formando crostas no local. As vezes pode haver infecção local levando a formação de pústulas cursando com prostração e febre, podendo ser até grave o estado geral do paciente.

O quadro costuma durar de 2-3 semanas mais a intensidade do mesmo pode ser diminuída com alguns antivirais. Importante no tratamento é diminuir ou impedir suas complicações e para isso o tempo pode ser nosso aliado ou inimigo, haja visto que, quanto antes entrarmos com os antivirais, melhor!